Como parar de procrastinar

Por vezes, existem pessoas normais com uma vida estável, responsáveis, habituadas a fazer o que têm a fazer, mas que de repente e sem perceberem porquê, chegam a uma altura nas suas vidas em que começam a adiar as suas obrigações.

Reverter este processo não é tão difícil como parece.

Existem duas regras fundamentais quando se marca um objetivo, são elas:

1 – O objetivo tem de ser estabelecido pela positiva.

2 – Tem de ser possível para a pessoa que o quer atingir poder iniciar/influenciar a sua concretização.

Se deseja parar de procrastinar, significa que deseja fazer alguma coisa. É imprescindível que saiba qual é a “coisa” que quer fazer e ser o mais específico em relação à mesma.

Se colocar o seu objetivo de parar de procrastinar pela positiva, fica com algo do género: “quero passar a ferro, quero escrever um livro, quero lavar o carro”.

A partir daí começa a surgir alguma informação, mas não se engane! Colocar o objetivo pela positiva é o primeiro passo, mas ainda não é o suficiente.

O passo seguinte é ser o mais específico possível em relação à sua meta.

Um dos acrónimos mais famosos no planeamento de objetivos é o acrónimo S.M.A.R.T. Marcar objetivos S.M.A.R.T significa que estes são específicos (Specific), mensuráveis (Measurable), alcançáveis (Attainable), relevantes (Relevant) e que têm uma data para serem concretizados (Time-based).

Após ter colocado o seu objetivo pela positiva, como por exemplo “escrever um livro”, está na altura de meter em prática a ferramenta S.M.A.R.T.

Específico (Specific):

Qual vai ser o tema? Quem são as personagens? Como vai ser o desenrolar da história? O que é que vai acontecer no fim? Quem é que me vai ajudar?

Quantas palavras consigo escrever numa semana? Qual vai ser o processador de texto que vou usar? Especifique o máximo que puder em relação a todos os aspetos que se conseguir lembrar.

Mensurável (Measurable):

Quantas páginas vai ter o livro? Quantas palavras? Como é que vou saber que acabei de o escrever? Quantos capítulos? Qual o tamanho da capa? O que é que tem de acontecer em concreto na minha realidade para eu saber que o livro está concluído?

Alcançável (Attainable):

Quais são os recursos, tanto internos como externos, de que disponho para escrever o livro? É possível eu fazer isto? Como vou fazê-lo? Este objetivo é alcançável?

Relevante (Relevant):

O que é que me move a querer escrever um livro? Quais são os meus valores? O que é que me inspira neste objetivo? O que é que este objetivo faz de mim? No que é que me torna? Para quê este objetivo?

Data de concretização (Time-based):

Quando é que quero acabar de escrever o livro? Quantas páginas vou escrever por semana? Quantas palavras por dia?

Esta ferramenta pode ser aplicada a qualquer objetivo, use a sua imaginação consoante a meta que quer alcançar.

Depois de ter respondido a estas perguntas, vai conseguir uma característica fundamental para o ajudar a vencer a inatividade e a colocá-lo em movimento, vai ganhar clareza!

Para obter clareza usando a ferramenta que acabou de aprender, é fundamental que escreva o seu objetivo.

Ao escrever o seu objetivo e torná-lo S.M.A.R.T, a clareza que daí advém não só vai servir-lhe como combustível para arrancar, como ainda vai ganhar uma nova perceção acerca do caminho que necessita de percorrer para chegar ao seu objetivo.

Para resumir:

Escreva o seu objetivo pela positiva, usa a ferramenta S.M.A.R.T.

O que é que ganha ao fazê-lo?

1 – Clareza em relação aos vários aspetos do seu objetivo.
2 – O caminho para o atingir torna-se mais percetível.
3 – Ao ganhar clareza a sua motivação desperta!

Quer parar de procrastinar? Seja S.M.A.R.T!

Deixe um comentário