fbpx

Crie oportunidades em vez de ceder às circunstâncias

Todos nós estamos familiarizados com a expressão “esperar sentado”. Um termo que encaixa na perfeição no que toca a todas as pessoas que têm sonhos e que nada fazem para os realizar, aguardando por oportunidades.

Nos nossos grupos de amigos, existe sempre alguém que já nos contou acerca de outras pessoas que conseguem o que querem devido a estarem inseridas num meio privilegiado, enquanto eles não.

É lamentável a maneira como tornam os seus sonhos impossíveis mesmo antes de sequer tentarem. É também fascinante observar as desculpas que arranjam para justificarem o seu insucesso.

As suas razões para o insucesso.

Se se identifica com esta forma de ver o mundo, comece por fazer uma lista de todos os motivos pelos quais ainda não conseguiu concretizar o que quer.

Quando tiver uma lista extensa e bem elaborada, risque tudo o que lá está e por baixo coloque apenas uma coisa, o seu nome.

Você é o único motivo pelo qual ainda não conseguiu alcançar as suas metas.

Mudar o seu mindset vai ajudá-lo a deixar de ceder às circunstâncias. Quando me refiro a deixar de ceder às circunstâncias, tal não significa negá-las. Aceite aquilo que tem no momento, não faça um drama e não tente dourar a pílula.

Aceite o que não controla.

Existem circunstâncias na sua vida que estão fora de seu controlo e que deve simplesmente aceitar, tais como:

– A educação que recebeu.

– O local onde cresceu.

– A situação económica em que cresceu.

– A morte.

O seu passado pode ter moldado a sua personalidade e não pode ser mudado, assim como haverá sempre eventos na sua vida que acontecem aleatoriamente e que não podem ser influenciados pelas suas decisões.

No entanto, aquilo que decide fazer com eles depende exclusivamente de si.

“Você não pode mudar o vento, mas pode ajustar as velas do barco para chegar onde quer”


-Confúcio-

Uma atitude passiva não lhe vai poupar o desconforto. Ceder às circunstâncias não é mais fácil do que agir com determinada intenção. Se não tem as oportunidades que gostaria de ter, torne-se num criador das mesmas.

Seja um criador de oportunidades.

Ser um criador de oportunidades, é ser alguém que procura ativamente situações que o favoreçam na concretização dos seus sonhos, gerindo o seu tempo e tomando decisões que o ajudem a chegar mais perto daquilo que quer, mesmo quando parece estar longe.

Inversamente, se escolher esperar que as oportunidades apareçam, existe uma grande probabilidade de não estar preparado para as aproveitar, mesmo que estas surjam. Não existe quase ninguém que tenha todos os recursos de que precisa quando começa um projeto.

Use os seus recursos criativamente.

Se quer criar as suas próprias oportunidades e só consegue pensar em tudo aquilo que lhe falta para avançar, tem de fazer precisamente o oposto. Seja criativo com aquilo que tem neste momento. Possivelmente, não tem outra hipótese.

Existe sempre criatividade suficiente dentro de nós de maneira a nos desenvencilharmos até termos os recursos de que precisamos para crescer mais ainda. Esta frase que acabou de ler descreve na perfeição o que faz um criador de oportunidades que não cede às circunstâncias.

Para começar, crie um plano de ação. Se sabe aquilo que quer, marque uma data para o conseguir. Não faça generalizações abstratas acerca dos seus objetivos, é de extrema importância ser detalhado na sua visão sobre o que deseja concretizar.

No seu plano de ação, devem constar quais as ações que o podem levar mais além e que pode executar com os recursos que tem neste momento.

Aja com intenção e persistência.

Agir intencionalmente, independentemente das suas circunstâncias e dos seus recursos (ou falta deles) é que o vai ajudar a criar as suas oportunidades. Para além de agir intencionalmente, deve ainda agir consistentemente.

Manter a consistência nas suas ações intencionais ao longo do tempo requer autodisciplina e resiliência. Os resultados demoram sempre mais tempo a chegar do que gostaríamos, e não devem ser a principal fonte de motivação.

Para o ajudar neste empreendimento leia também os meus artigos:

“A falta de consistência nas suas ações” e “A motivação é uma treta!”

Para finalizar, deixo-o com esta citação:

“Que se danem as circunstâncias, eu crio oportunidades” 


-Bruce Lee-

Pergunta: Que oportunidades já foi capaz de criar para si mesmo?

Deixe um comentário