fbpx

Descubra a sua vantagem injusta

Cada um de nós tem uma inclinação para fazer alguma coisa muito melhor do que outros, apesar de muitas vezes, esta ser uma habilidade escondida.

Se for capaz de descobrir a sua e se dedicar à mesma, terá uma vantagem injusta na competição com outras pessoas. Independentemente dessa habilidade estar relacionada com negócios, arte, desporto ou qualquer outro campo.

Se não tem a mais pequena ideia de qual poderá ser a sua, existem formas de a descobrir.

Como descobrir a sua vantagem injusta.

Para começar, é importante que entenda que uma vantagem injusta, é uma área em que você pode conseguir resultados muito superiores a outras pessoas, que colocam a mesma dedicação e empenho, mas que não têm essa vantagem.

É quase como uma vocação, mas não é necessariamente uma aptidão inata ou um dom. É antes uma capacidade que está relacionada com alguma coisa que tem feito toda a sua vida e nunca se apercebeu ou a que nunca deu muita importância.

Por exemplo, imagine que tem facilidade em falar para grupos de pessoas, quer seja em família quer seja entre amigos, e que quando se exprime, toda gente se cala para ouvir as suas opiniões e ideias.

Se decidir começar a dar palestras, fazer workshops ou qualquer outra coisa que envolva falar em público, terá uma vantagem injusta relativamente a alguém que passa os seus dias trancado num quarto a desenhar websites e que também queira começar a dar palestras.

A sua vantagem injusta pode não ser assim tão óbvia.

É possível que a sua vantagem injusta não seja um espelho exato de uma aptidão escondida.

Se sempre foi um leitor ávido durante toda a sua vida, tal poderá dar-lhe a habilidade de se tornar num grande contador de histórias ou num admirável redator publicitário, dois domínios totalmente diferentes. Por esse motivo, não existe ninguém que lhe possa dizer com precisão qual a sua.

Se perguntar às pessoas que o rodeiam, é certo que algumas vão ter as suas teorias acerca da área em que você poderia brilhar.

Contudo, tal como mencionei, a sua vantagem injusta pode não ser tão óbvia quanto isso, mas antes uma aptidão paralela a algo que tem praticado durante a sua vida, mas não sabe que tem.

Esta é a sua oportunidade de brilhar.

Se alguma vez teve o desejo de ser excecional nalguma coisa, pode sê-lo. Mesmo que à superfície, não tenha anos de prática em rigorosamente nada.

No filme “Limitless“, o personagem principal, um escritor que é o arquétipo do fracassado a falhar em todas as áreas da sua vida, descobre uma droga milagrosa que lhe dá o superpoder de ter um desempenho incrivelmente espantoso em tudo aquilo que faz.

O mais próximo que vai encontrar na realidade dessa droga fictícia, é a sua vantagem injusta.

Continuará na mesma a ter de se empenhar e desenvolver essa sua habilidade. A diferença, é que embora possa parecer estar a começar do zero, não estará realmente num nível de principiante e terá também uma evolução mais rápida que o normal.

Quero fazer a ressalva de que ser excelente nalguma coisa sem praticar é uma fantasia. Espero não lhe ter dado a visão romântica de que poderá fazer algo como sentar-se a um piano pela primeira vez e tocar a Rondo Alla Turca do Mozart sem nunca ter tocado na sua vida.

Porquê ter uma vantagem injusta.

Poderá perguntar-se a si mesmo se alguém precisa realmente de ter algum tipo de vantagem na vida. A resposta, depende dos objetivos de cada um.

Se analisarmos a questão a fundo, podemos concluir que este tipo de vantagem não é verdadeiramente injusta. Visto que quem a tem, praticou ao longo da sua vida sem se aperceber outra habilidade equiparável, e aparentemente irrelevante.

O conceito de vantagem injusta poderá ser particularmente útil para quem está em busca de um propósito, ou para quem sempre quis ser bom nalguma coisa, mas acha que de alguma forma perdeu barco e deixou-se ficar para trás.

Se não consegue identificar a sua vantagem injusta, pode sempre escolher uma habilidade e trabalhar arduamente todos os dias para se tornar altamente competente na mesma, por mais inábil que seja no começo.

O trabalho árduo tornará qualquer habilidade à sua escolha, em uma vantagem injusta.

Pergunta: Já descobriu a sua vantagem injusta?

Deixe um comentário