Porque é que o negativismo destrói os seus sonhos

Se costuma ver o telejornal, já deve ter percebido que no que toca a notícias da atualidade, parece existir a regra de que só são transmitidas as negativas, escandalosas, alarmantes e chocantes.

De vez em quando, incluem algumas sobre um festival ou uma nova descoberta científica, desde que não ocupem demasiado tempo de antena.

Os telejornais atraem audiências através do negativismo, sob o pretexto de “divulgar aquilo que se passa no mundo”. Deve ser por isso que existem tantas pessoas que acham que ver o mundo de uma forma pessimista é ser-se realista.

Não é apenas nos telejornais que o negativismo impera. Nos nossos grupos de amigos, família e colegas de trabalho, é quase garantido que o número de pessoas pessimistas supera as restantes.

As mais intrigantes são as que ficam chateadas e ofendidas quando não absorvemos as suas crenças negativas, mesmo depois de nos darem uma palestra em que só faltam powerpoints, sobre o quanto difícil e improvável é realizarmos os nossos sonhos.

Para essas pessoas, o simples facto de outras trabalharem arduamente para alcançarem as suas metas é uma ofensa.

Se estiver maioritariamente exposto a mensagens e conceções negativas, quando alguém lhe quiser transmitir algo de positivo, a sua mente vai arranjar maneira de manipular a informação e de lhe atribuir um significado negativo.

O negativismo vai destruir os seus sonhos ao longo da sua vida, até deixar simplesmente de os ter e se resignar às suas circunstâncias.

O negativismo faz as pessoas acreditarem que os seus resultados dependem de circunstâncias externas, e não das suas próprias ações.

Tudo começa com os seus pensamentos e a influência destes na sua vida. Os seus pensamentos criam o seu mundo, e tudo aquilo que é observado por si, à sua volta, molda os seus pensamentos.

O paradoxo no qual muitas pessoas vivem, é estarem rodeadas de negativismo e ainda assim, esperarem resultados positivos nas suas vidas.

É certo que é quase impossível eliminar na totalidade as fontes de negativismo à nossa volta. Temos sempre algum colega que insiste em desabafar connosco acerca do quanto injusta é a sua situação de vida, ou somos obrigados a ouvir as notícias trágicas do telejornal quando estamos em casa de amigos.

Independentemente disso, nunca se esqueça:

Quando lhe transmitirem crenças negativas, seja através dos média ou de qualquer outra forma, não precisa de as alimentar e de as desenvolver ainda mais na sua imaginação.

O negativismo vai aparecer à sua volta,

mas mantê-lo na sua cabeça é uma escolha sua.

Estudos indicam que os adultos têm uma propensão muito maior para agir com base em informação negativa, do que em informação positiva.

Num artigo publicado nos arquivos da U.S. National Institutes of Health’s National Library of Medicine (NIH/NLM), é referido que esta tendência é devida a funções adaptativas evolucionárias críticas.

Consegue imaginar todas as oportunidades que são desperdiçadas, devido a esta tendência para nos focarmos no negativo?

Agora que tem consciência disso, está nas suas mãos fazer alguma coisa.

O meu conselho, é que elimine o máximo de negativismo que existe à sua volta. Mesmo que fique involuntariamente exposto a crenças negativas no dia-a-dia, depende apenas de si não as perpetuar na sua mente.

O negativismo destrói os nossos sonhos, mas apenas quando o deixamos instalar-se nas nossas vidas.

Pergunta: O que faz para eliminar pensamentos negativos?

Deixe um comentário