fbpx

Foque-se ou deixe-se levar para uma vida que não quer

O foco, é uma das habilidades mais importantes que pode desenvolver. Sem este, a grande maioria dos seus esforços podem tornar-se infrutíferos.

O foco é o ponto ou o lugar onde se concentra a energia ou o esforço. Realizar uma atividade estando focado na mesma tem um resultado completamente diferente do que realizar a mesma atividade, durante o mesmo tempo, sem estar minimamente focado. 

Para a maioria das coisas, fazer algo estando focado não é mais cansativo do que as fazer sem o estar.

As vantagens de trabalhar com foco.

Curiosamente, se está a trabalhar nalgum projeto e consegue estar focado, o tempo passa mais rápido, as tarefas fluem com mais facilidade, consegue ser mais produtivo e quando chega ao fim, existem ainda duas grandes vantagens:

1 – O resultado é muito melhor.

2 – A sensação de dever cumprido é extraordinária.

Conseguir estar plenamente concentrado em algo é muito mais fácil do que se imagina. O difícil, é manter esse foco. Dormir o suficiente todas as noites é uma das coisas mais importantes no que toca à sua capacidade de se focar.

Para além disso, se estiver num estado emocional calmo quando começa a executar alguma tarefa, à medida que o tempo passa e fica absorvido, ganha também mais foco.

Então qual é o problema?

Os destruidores de foco.

Existem vários destruidores de foco. Estes são os que considero os piores, os mais terríveis, os mais prejudiciais e para os quais temos de tomar medidas diariamente se não queremos que acabem constantemente com o nosso foco!

Interrupções e multitasking.

Pessoalmente, qualquer que seja o projeto em que me encontre a trabalhar, nada acaba mais rápido com a minha produtividade do que constantes interrupções do meu foco.

Sejam elas causadas por outras pessoas, pelo telemóvel, pelos emails ou qualquer outro tipo de interrupção.

Se quer manter o seu foco, deve tomar medidas de maneira a trabalhar por períodos de tempo predeterminados sem ser interrompido, isto se não quiser demorar 10 vezes mais tempo do que o necessário a concluir uma tarefa.

Existem estudos que demonstram que sempre que ocorre uma interrupção, demora sensivelmente 15 minutos a recuperar o foco e a voltar a trabalhar a partir do ponto onde se encontrava.

O que isto também nos diz, é que realizar várias tarefas ao mesmo tempo torna-se muito ineficiente. Muitas pessoas acham que o multitasking é uma boa maneira de serem produtivas, o que não poderia estar mais longe da verdade.

Se estiver constantemente a alternar entre uma tarefa e outra, nunca chega a estar plenamente focado em nenhuma.

Técnica de pomodoro.

A técnica de pomodoro consiste em trabalhar por períodos de 25 minutos ininterruptos, durante os quais não faz mais nada sem ser a tarefa planeada.

Passados esses 25 minutos, pode fazer uma pausa de 5 e aproveitar para relaxar, para logo de seguida voltar a trabalhar novamente por outro período de 25 minutos.

Após o ter feito 4 vezes, ou seja trabalhar 25 minutos e fazer uma pausa de 5, pode agora fazer uma pausa de 20 a 30 minutos. Para ser bem-sucedido a usar esta técnica, é obrigatório preparar-se para que não tenha interrupções durante os 25 minutos em que estiver ocupado.

Tire o som do telemóvel ou meta-o fora do seu alcance, se usar um computador não tenha rigorosamente mais nenhumas janelas abertas sem ser as que precisa, avise todas as pessoas que poderão eventualmente interrompê-lo de que não deverão fazê-lo durante aqueles 25 minutos e elimine todas as distrações que estejam ao seu alcance, antes de começar a trabalhar.

Para se tornar o mais eficiente possível, use a técnica de pomodoro executando apenas uma tarefa de cada vez.

O sítio mais importante em que se deve focar.

Para finalizar, existe ainda outro lugar onde o foco é de extrema importância. Se não mantiver o foco nesse lugar, vai ser arrastado por um caminho que não quer.

Por esta altura, já deve ter percebido qual é esse sítio onde deve estar sempre focado, no entanto, caso não tenha chegado lá aqui vai:

Na sua vida.

Ter foco na sua vida significa saber o que quer, tomar as suas decisões com base naquilo em que acredita, traçar metas que estejam congruentemente alinhadas com os seus valores e não com base no que as outras pessoas acham que deve fazer.

Se estiver focado no que deseja realizar, dificilmente deixará que outras pessoas o arrastem por um caminho que não é o seu. Se optar por não fazer escolhas, por não decidir o que quer e por não estar focado, vai deixar que outras pessoas lhe imponham as suas regras.

Outros vão automaticamente fazer com que se foque no que eles querem e viverá seguindo princípios completamente desalinhados de quem você é verdadeiramente.

Foque-se no que deseja, ou corre risco de acabar por viver uma vida que não quer.

Pergunta: Como faz para manter o foco?

Deixe um comentário