Zona de possibilidades

“Se fizer o que sempre fez vai ter o que sempre teve”

Já ouviu esta frase?

Vou explicar-lhe como é que funciona:

Nós humanos somos criaturas de hábitos. Sem nos apercebermos, funcionamos diariamente da mesma maneira, com os mesmos costumes, as mesmas rotinas, a mesma lengalenga.

Existem variações, mas as ações que realizamos numa base diária são sensivelmente as mesmas que temos vindo a realizar há bastante tempo.

Para que saiba, temos cerca de 60.000 pensamentos por dia e na sua grande maioria, são os mesmos que tivemos no dia anterior. Como se isso não bastasse, esses pensamentos são maioritariamente negativos.

Observe o seu grupo de amigos, a sua família e as pessoas com quem passa mais tempo. Você conhece-os, certo? Eles têm os seus próprios hábitos, a sua própria maneira de estar e a vida deles é mais ou menos sempre a mesma.

Têm sempre o mesmo género de problemas, a mesma maneira de ver as coisas, o mesmo tipo de ambições.

Só ocorrem mudanças nas suas personalidades quando algum acontecimento com grande impacto emocional surge arbitrariamente.

Onde é que isto tudo nos leva?

Leva-nos à “zona de possibilidades”.

A sua zona de possibilidades define aquilo que é possível acontecer de novo na sua vida.

Já se perguntou como é que algumas pessoas criam negócios bem-sucedidos sem qualquer ajuda?

Como é que algumas pessoas estão sempre a conhecer outras pessoas interessantes e construindo uma rede de contactos que as favorece?

Como é que outras pessoas realizam as suas ambições, as suas metas e os seus sonhos?

Nunca se perguntou porque é que para alguns tantos acontecimentos extraordinários são possíveis?

A resposta, é porque essas pessoas  têm uma zona de possibilidades muito maior do que a sua.

Aquilo que define a sua zona de possibilidades é a quantidade de ações novas que decide tomar, assim como a qualidade das mesmas. Quanto mais ações novas tomar e quanto mais mudar as suas rotinas e adquirir novos hábitos, mais aumenta a sua zona de possibilidades.

Ações diferentes provocam acontecimentos diferentes.

Infelizmente, a maneira de agir da maior parte das pessoas mantém-se sempre no mesmo registo, com as mesmas ações, a mesma forma de ver o mundo, os mesmos comportamentos e os mesmos hábitos.

Agindo dessa forma, as suas possibilidades de mudança são sempre as mesmas e sempre com o mesmo grau de significância.

Se quer tornar possível a realização das suas maiores ambições, dos seus maiores desejos e dos seus maiores sonhos, tem de aumentar a sua zona de possibilidades e para isso só existe uma forma:

Aumentar a sua zona de conforto.

O tamanho da sua zona de possibilidades é diretamente proporcional ao tamanho da sua zona de conforto.

As ações necessárias para concretizar os seus sonhos, são ações que não está habituado a realizar. Como são ações com as quais não está familiarizado, ao executá-las, é provável que sinta ansiedade e desconforto, pois estas estão fora da sua zona de conforto.

No entanto, com o tempo essas ações deixarão de lhe causar qualquer tipo de ansiedade. Quando isso acontece, significa que aumentou a sua zona de conforto, aumentando assim também a sua zona de possibilidades.

Para aumentar a sua zona de possibilidades, tem de aumentar a sua zona de conforto obrigatoriamente.

O condicionamento social, as convenções morais, as noções pré-concebidas, os estigmas, os rótulos e todos esses paradigmas que lhe foram e são enfiados na cabeça a toda à hora, mantêm-no preso dentro da sua minúscula zona de conforto.

Pode ser difícil agir fora da sua zona de conforto no inicio, mas se não o fizer, o tamanho da sua zona de possibilidades vai manter-se o mesmo para sempre, e as possibilidades de mudança na sua vida (ou falta delas) permanecerão as mesmas também.

Durante anos, perguntei-me a mim mesmo porque é que os resultados das minhas ações eram sempre os mesmos, porque é que aquilo que eu queria não acontecia? Porque é que nunca tinha sorte?

Quando finalmente obtive a resposta, descobri que a razão pela qual não conseguia realizar as minhas ambições, era porque não estava a fazer nada por isso!

Os meus padrões de comportamento eram sempre os mesmos e as minhas ações habituais mantinham-me dentro de uma zona de conforto que nem sequer tinha sido definida por mim.

O conteúdo deste site e os principais motivos do meu trabalho são estes:

Ajudá-lo a aumentar a sua zona de possibilidades.

Facultar-lhe as ferramentas para realizar as suas metas mais ambiciosas.

Ajudá-lo a reaprender a pensar pela sua própria cabeça.

Tudo isto para que possa de uma vez por todas desbloquear a sua vida.

Pergunta: Que ações novas pode começar hoje mesmo a realizar de maneira a aumentar a sua zona de possibilidades?

Deixe um comentário